Wenn ist das Nunstück git und Slotermeyer? Ja! ... Beiherhund das Oder die Flipperwaldt gersput. Este blog agora e util! Mata nazis e tudo!

domingo, setembro 24, 2006

O Gramatico Decidiu, Esta Decidido

A gramatica e o falar bem portugues nunca estiveram tao em alta e basta ver a quantidade de programas que andam por ai com estas tematicas é notavel. O problema e que os actuais formatos sao desinteressantes e eu hoje decidi propor um novo formato, um formato que remete para uma das alavancas da estaçao de carnaxide, um formato dentro do genero inovador em que um gramatico vai ajuisar os erros comuns dos portugueses.

Pois apresento: O GRAMATICO DECIDE

Apresentadora - ola e sejam bem vindos a mais um "o gramatico decide" em que assistimos a correcçao de erros gramaticais comuns. E hoje o caso denomina-se "traio contra traiu" e temos aqui Marilia da Conceiçao que quer acusar a vizinha do 5º esquerdo por dizer que "o seu marido traio com a vizinha do 9º direito"
M.C. - A traiçao nao acredito mas tenho aqui provas que ela escreveu a palavra "traio" em vez da palavra traiu e nao percebo qual e o problema de assumir o erro.
AP - E podemos ver as provas à nossa frente e esta aqui mesmo escrito. Por isso tem a certeza que vai ganhar este processo.
M.C. - Sem duvida. Isto espero que seja uma liçao para todos os que erram em termos gramaticais.
AP - E é esse o objectivo do programa e temos aqui ao lado a vizinha do 5ºesquerdo que nao quer revelar o seu nome. Sra. vizinha do 5º esquerdo o que tem a dizer.
5ºE - Que o marido desta senhora ja andou com todo o predio sem a senhora saber...

(subitamente um ambiente tenso naquela sala)

AP - Agradecia a calma que vem ai o gramático para resolver este caso "traio contra traiu" ele vai decidir.

(entra o gramático)

GRA - Façam o favor de se sentar. Ora bem este caso e o 145º desde o inicio do programa e chama-se "traio contra traiu" e temos de um lado a Sra. Marilia da Conceiçao e a vizinha do 5ºEsquerdo que nao pretende assumir a identidade. Ora bem senhora Marilia o que tem para dizer a este tribunal?
M.C. - E o seguinte, eu soube recentemente que o meu marido anda-me a trair com o predio todo. Em termos gramaticos é minimamente aceitavel. Agora chegarem-me ao pe de mim com uma carta a dizer que "o seu marido traio (sim, traio com a letra O e não a letra U) com a vizinha do 9ºdireito"... Por amor de deus... Eu agradeço o aviso mas não podia ser uma coisa mais gramaticamente correcta? E que incorro em risco de me chamarem na rua "a senhora nao sabe escrever de uma forma gramaticamente correcta". E um bocado mau.
GRA - E, só a titulo de curiosidade, o que a senhora faz na vida é
M.C. - Professora de Portugues.
GRA - Muito bem. E a senhora do 5ºEsquerdo que tem a dizer?
5.E - Eu tentei avisar a minha vizinha do ocurrido mas ela parece que nao acredita...
GRA - Nao sra. Ela acredita.
5.E - Então porque e que estamos aqui?
GRA - Por um erro gramatical seu.
5.E - Afinal este não é o Juiz Decide.
GRA - Não. Apenas aproveitamos o estudio para fazer uma parvoice a volta da gramatica.
5.E - Hum... E ja agora qual é a acusaçao dela?
GRA - Num texto a avisar que o marido anda com o predio todo a senhora escreveu traio e a senhora sua amiga afirma que se escreve traio em vez de traiu...
5.E - Entum... Levo a minha ate ao fim...
GRA - Esta certo. E agora vou ali a casa de banho soltar o prisioneiro que comi uma feijoada daquelas poderosas e antes que deixe este estudio com um cheiro so equiparavel a um aterro sanitario. Fica suspensa a sessao.

(Gramatico sai)

AP - E pronto, enquanto o Gramatico vai ponderar profundamente sobre este caso e enquanto ele pensa podemos falar com a audiencia sobre este caso. A sra o que acha?
AUD1 - Yo noy compendo portuguez.
AP - Muito bem deve ser dentro desta audiencia um caso unico por isso vamos para outra pessoa, o que e que o senhor acha sobre este caso?
AUD2 - What?
AP - Bem pelos vistos há muito estrangeiros nesta sala por isso estamos a procura de um portugues ou alguem que saiba minimamente falar...
AUD3 - (aqui aqui aqui)
AP - ...E encontramos um portugues que opiniao tem no assunto?
AUD3 - Eu acho que o que a senhora fez foi um bom aviso e nao percebo porque e que estamos aqui a discutir uma boa intençao.
AP - Sim mas e o que acha é traio ou traiu?
AUD3 - Hum... Desculpe é que tenho de ir ali ver um dicionario e ja volto para as alegaçoes finais.
AP - Muito bem e com isto vamos a balança e vemos claramente um empate há indecisao na plateia e vamos ver qual a decisao do Gramatico.

(gramatico reentra)

GRA - Façam o favor de sentar... Ora bem... E mesmo traiu... Não há referencia nenhuma a traio no dicionario e fui ver a varios que se encontravam na casa de banho. Pelo que a senhora Marilia tem razão mas, como nao exigiu nada não tem direito a qualquer indemenização por parte da sua vizinha do 5º Esquerdo. A sessão encontra-se encerrada.

(gramatico sai)

AP - Muito bem e foi esta a decisão é TRAIU em vez de traio pelo que senhora vizinha do 5º esquerdo o que tem a dizer?
5ºE - Peço imensa desculpa pelos danos, isto tinha as boas intençoes mas pelos vistos nao foi do agrado e por isso agradecia o perdão.
AP - E o que tem a dizer senhora Marilia?
M.C. - Tá bem... Buga tomar um café?
5ºE - Ostrimo. Bora lá?
M.C. - Ostrimo e uma palavra?
5ºE - É
M.C. - Tá bem. Bora.

AP - E mais um caso resolvido. O Gramatico decidiu, esta decidido. Resto de um bom dia.

Agora tenho de apresentar isto a alguma tv... Vais ser um sucesso garantido.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora entao o que eu penso é:

Srefi mingas clupsimento astplogita sen hi drocos jitos qriopli fu gua fu fu fu fu ...

APC