Wenn ist das Nunstück git und Slotermeyer? Ja! ... Beiherhund das Oder die Flipperwaldt gersput. Este blog agora e util! Mata nazis e tudo!

domingo, junho 15, 2008

Creep - Radiohead

Sao 6 da manha e nao consigo dormir. Ligo a tv e dou-me por ela a ver mais um exagero na politica de repetiçoes da estaçao publica. Desta vez era o top +.

E, ironia ou nao, eis que vejo a banda que esta em 6 lugar. Nem mais, nem menos que os maiores e o seu best of.

Que, na minha opiniao, nao e um mau resumo. A ediçao limitada possui um segundo cd que inclui alguns lados b interessantes, dificeis de arranjar. O que representa um dos poucos motivos para um fa, em condiçoes normais, comprar o disco.

Ainda dentro do 2 cd, a selecçao de musicas provenientes dos albuns principais revela alguma ousadia (True Love Waits, Planet Telex por ex.) comparado com o simplismo de uma colectanea de singles (o primeiro cd).

Mas este esforço de condensar o trabalho de uma das melhores bandas em actividade, sairia sempre frustrado por um motivo simples: os Radiohead nunca foram só uma banda de singles, os discos valiam mais pelo todo e qualquer tentativa de resumo soaria sempre a desilusao.

Talvez sirva como ponto de partida para quem nunca ouviu falar da banda de Oxford ou talvez para quem conheça apenas as musicas mais importantes porque, para os restantes, Pablo Honey, The Bends, Ok Computer, Kid A, Amnesiac, I Might Be Wrong, Hail to The Thief e In Rainbows farao seguramente melhor o serviço.

Mas voltando ao top+, a musica que estavam a tocar era so a Creep. Embora na versao pseudocensurada feita para a mtv. Mas, mesmo nesta versao, so de ouvir os primeiros acordes, tenho aquele arrepio na espinha unico. Eu ja ouvi muitas musicas em toda a minha vida mas sao raras aquelas que ocorre tal situaçao. Na versao original (nao censurada) nao tenho medo de gritar o FUCKIN SPECIAL. E quero viver o tempo suficiente, pelo menos, para ve-los ao vivo. E um daqueles dias que anseio com todos as minhas forças, basta o bilhete estar a venda. O preço e pagavel. Nao interessa como.

Talvez pedir-lhes para cantar esta musica seria demais. Ate porque qualquer concerto que eles façam sera sempre algo do outro mundo. Pouco importa.

Por muito que goste dos grandes discos e esta musica seja considerada altamente comercial, faz parte do meu sonho o momento em que Thom Yorke no alto do seu palco, venha ao microfone e diga a seguinte frase:

THIS IS CALLED CREEP

Eu nao sei que reacçao haveria de ter... Ha muito tempo que nao choro.

Versao extraida daquele que foi considerado um dos melhores concertos de todos os tempos: Glastonbury 1997.

2 comentários:

Anónimo disse...

entao....e agora? queres 1 amendoim?.... lol nota-se aqui alguma decadencia neste post... é a fase do desespero das 6h da manha=P

Anónimo disse...

devias mesmo trabalhar numa fnac e fazer as pessoas ouvir boa música :) 6 da manhã é uma boa hora principalmente nesta altura do ano. vês nascer o dia e isso sabe sempre bem. *